segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

iemanja 
                                                           Imagem da Internet

2 DE FEVEREIRO – DIA DE IEMANJÁ

Rainha do mar, Iemanjá é a grande mãe do panteão umbandista. A palavra Iemenjá vem de yeyé omo ejá, que significa mãe cujos filhos são peixes. Diz a lenda que o mar é salgado pelas lágrimas que Iemanjá verteu por seus filhos que partiram. Acredita-se que o culto a Iemanjá surgiu entre os egbá, um dos povos ioruba. Para eles, Iemanjá era a orixá do rio Ogum que corre pela atual Nigéria. No entanto, há outros mitos africanos que falam de Iemanjá, o que dificulta a definição precisa da mitologia dessa orixá. Pode-se dizer que a existência de mitos variados no oeste africano envolvendo Iemanjá são um indicativo da importância dessa orixá na religiosidade ioruba. Para alguns, ela é filha de Olokum, o senhor do mar; para outros, é filha de Obatalá com Oduduá. Uma das lendas diz que Iemanjá foi esposa de Orunmilá e depois, de Olofin, rei de Ifé. Iemanjá foi mãe de muitos filhos, entre eles, Oxóssi, Ogum e Xangô.

Houve uma transformação na mitologia de Iemanjá quando essa orixá passou a ser cultuada no Brasil. Na África, ela era orixá da água doce e no Brasil está fortemente ligada ao mar. Provavelmente, isso se deve ao processo histórico em que os negros foram trazidos de suas terras na África para servir como escravos no Brasil em cidades litorâneas.

Iemanjá é a mãe zelosa que cuida de seus filhos com afeto e autoridade. Está sempre de braços abertos para acolhê-los. Iemanjá lembra a mulher madura, mas vigorosa, que exerce grande influência no lar. Ao mesmo tempo, Iemanjá no Brasil, está fortemente ligada à proteção das pessoas ligadas ao mar. Ela protege pescadores e navegantes. No Brasil, há inúmeras celebrações a Iemanjá em cidades litorâneas. Essas festividades repercutem na sociedade, tornando Iemanjá a orixá mais conhecida entre a população não adepta.

Da mesma forma que Oxum, Iemanjá está ligada à maternidade. Oxum, porém, é arquétipo da mãe jovem e sua ligação é com a gravidez, a lactação e com as crianças pequenas. Já, Iemanjá se associa mais à imagem da mãe de filhos criados. Iemanjá é vaidosa, gosta da cor do azul do mar, de roupas bonitas e vistosas, de jóias caras, de respeito e consideração.

Iemanjá é por excelência, arquétipo da maternidade. Casada com Oxalá, gerou quase todos os outros orixás. É tão generosa quanto as águas que representa e cobrem uma boa parte do planeta.

Iemanjá é o útero de toda a vida, elevada à posição principal da figura materna no panteão de iorubá (Ymoja). Seu sincretismo com a Nossa Senhora e a Virgem Maria lhe conferem a supremacia hierárquica na função materna que representa. É a Deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional. Ela é "toda ouvidos" para escutar seus filhos e os acalenta no doce balanço de suas ondas. Ela representa as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico, tudo que é cíclico e repetitivo. A força e a determinação são suas características básicas, assim como o seu gratuito sentimento de amizade.

Simbolismos ligados a Iemanjá

Axé: a energia sagrada de Iemanjá está nas águas, principalmente as do mar.
Cor: azul claro.
Dia da semana: sábado.
Elemento natural: água.
Número: 7
Objetos: conchas e pedras marinhas.
Protegidos: as pessoas que vivem do mar e no mar.
Santa católica: Nossa Senhora da Conceição.
Saudação: odó iyá.


Fontes:
www.rosanevolpatto.trd.br
http://naturamistica.com.br

3 comentários:

Unknown disse...

embora divirja em algumas ionformações, amei!

LISON disse...

Saudações!
Que Post Fascinante!
Amiga SERENISSIMA, confesso que não conhecia o rico histórico de Iemanjá, mas, com o seu texto, hoje, aprendi um pouquinho...Gostei muito!
Salve Esta Data Especial!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços farternos,
LISON.

JORNALISMO ANTENADO disse...

OI minha amiga Sereníssima, que belíssimo post informativo sobre Yemanjá. Muitos desconhecem essa história .
Parabéns... gosto muito da figura de Yemanjá..ela transmite muita paz.
Beijos
Márcia Canedo

Related Posts with Thumbnails

Poética

Poesias

Poetas

Vídeos

A Voz aqui

A Poética dos Amigos

Pesquisar neste blog

Rádio

Arquivos