quinta-feira, 18 de março de 2010

Culturas Populares
Literatura de Cordel ganha prêmio, após regulamentação da profissão, em 14 de Janeiro.

image
                                            Imagem >> Daqui

Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares têm, agora, um prêmio de incentivo a suas produções. É a primeira ação de fomento ao segmento desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro. O anúncio do lançamento da premiação foi feito pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, na última quinta-feira, 11 de março, durante a abertura da II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília.

O Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, a exemplo da Xilogravura, do Repente, do Coco e da Embolada. O Edital contará com R$ 3 milhões em recursos, a serem distribuídos entre as iniciativas contempladas.

Os interessados poderão concorrer em quatro categorias: Criação e Produção – apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, livros, CDs e DVDs;
Pesquisa – dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 10 de março de 2010; Formação – projetos que contribuam para a formação de profissionais que atuam em áreas que dialogam com a Literatura de Cordel e suas linguagens afins, como cursos e seminários;
Difusão – eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas.
Veja como será distribuído o apoio financeiro às iniciativas selecionadas
As inscrições seguem até o dia 26 de abril.

Saiba mais >> AQUI

Fonte:
Ministério da Cultura

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rute!

Pena que essas iniciativas sejam tão pouco divulgadas, porque são excelentes. Recuperar tradições no sentido de promover novos talentos é de louvar!

Beijos
Luísa

Francisco Castro disse...

Olá!

A nossa cultura popular é sintetizada na literatura de cordel. É maravilhoso ler aquelas estórias tão lindas e cheias de encantos realçadas pelas rimas desses folhetos cativantes. É preciso divulgar e incentivar mais a literatura de cordel.

Abraços

Francisco Castro

Principe Encantado disse...

Muito boa iniciativa, deveria ser mais divulgada.
Abraços forte

J.R. Fernandez disse...

Olá amiga Rute!
As nossas tradições deveriam ser mais valorizadas e divulgadas. É muito bom ver boa iniciativa ser reconhecida.
Excelente post!
Forte abraço, Fernandez.

Related Posts with Thumbnails

Poética

Poesias

Poetas

Vídeos

A Voz aqui

A Poética dos Amigos

Pesquisar neste blog

Rádio

Arquivos