segunda-feira, 18 de maio de 2009

Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Proteção da Infância e Adolescência

Mantenha a segurança web de sua família

PASSO 1: DECIDA OS SITES DA INTERNET QUE SEU FILHO PODE VISITAR

Se você não dedica muito tempo à Internet, o primeiro passo é ter uma visão geral deste universo. Ainda que esteja familiarizado com sites de seu interesse, é recomendável que você visite alguns sites para crianças. Preste atenção especial aos sites que recolhem informação pessoal.
Não faltam lugares seguros na Internet para as crianças. Se você não está de acordo com a declaração de privacidade de um determinado site ou se não deseja dar informações pessoais de seu filho, realize uma pesquisa e encontrará um site similar em que não se solicita informação de nenhum tipo.

Bloquear o conteúdo inadequado
Você pode bloquear o conteúdo inadequado antes mesmo de ter acesso a ele. Existem diferentes maneiras de criar um bloqueio eficiente com o software da Microsoft. Explicaremos mais adiante.

Assistente de conteúdo do Internet Explorer 6.
Como pai, você tem uma opinião única sobre o tipo de conteúdo adequado para seu filho, segundo a idade, maturidade e crenças pessoais. O Assistente de Conteúdo do Microsoft Internet Explorer 6 o ajudará a limitar o que seu filho deve ver on-line. Você pode estabelecer os limites segundo seus próprios critérios, as regras de

seleção de conteúdo de internet (PICS -Platform for Internet Content Selection) ou o sistema de avaliação de outra organização que seja da sua confiança. Esses controles de classificação normalmente proporcionam níveis de privacidade que impedem a apresentação de conteúdo inadequado (linguagem obscena, nudez, sexo, violência) sempre que os sites que seus filhos visitarem sites fora de seu critério.

Proteção infantil do Windows Live Messenger.
O Windows Live Messenger também inclui proteção infantil para evitar que seu filho tenha acesso a conteúdo inadequado. Você pode escolher níveis distintos de segurança para cada um de seus filhos, segundo idade e nível de maturidade. As características de proteção infantil (em inglês) proporcionam uma lista completa do que o Windows Live Messenger pode fazer por você e por seus filhos.

Proteção infantil do XBox.
O sistema de jogo Microsoft XBox inclui uma proteção infantil similar, permitindo a restrição a jogos inadequados ou ver filmes em DVD inapropriados. Para obter mais informações sobre como ajudar seus filhos para que estejam mais seguros quando jogarem na Internet, consulte Sugestões de segurança para crianças e jogos.

PASSO 2: AUMENTE A SEGURANÇA E PRIVACIDADE

Além de bloquear o conteúdo inadequado, recomenda-se inibir os sites e os downloads que podem significar um risco à segurança e privacidade. Sugerimos as seguintes configurações, ainda que seus filhos nunca utilizem o equipamento.

Criar contas de usuário diferentes.

O Microsoft Windows XP Home Edition permite a criação de várias contas de usuário para o equipamento. Cada usuário pode iniciar a sessão independentemente e tem um perfil único, com sua própria área de trabalho e pasta Meus Documentos. Como pai, você pode criar uma conta de administrador com controle total sobre o equipamento e designar contas de usuário limitado para seus filhos.
Os usuários limitados não podem mudar a configuração do sistema ou instalar hardware ou software novo, o que inclui a maioria dos jogos, reprodutores de mídia e programas de bate-papo. Para obter mais informação sobre como configurar contas de usuário diferentes, consulte Compartilhando arquivos e pastas: introdução (em inglês).

Ajustar a configuração de segurança do navegador web.

Você também pode proteger seus filhos por meio do navegador Web. O Internet Explorer 6+ ajuda a controlar as preferências de segurança e privacidade, definindo níveis de segurança a sites. O Internet Explorer 6 também protege sua privacidade on-line pois controla o modo como os sites realizam o rastreamento de suas atividades.

PASSO 3: RASTREIE OS SITES QUE SEUS FILHOS VISITAM

Embora nem sempre você esteja presente enquanto seus filhos navegam na Internet, você pode sondar os sites que eles visitaram com a ajuda do histórico do Internet. Para ver o histórico da Internet, clique no botão Histórico na barra de ferramentas do navegador. Para obter mais informações sobre como utilizar a lista do histórico, consulte

Procurar e voltar às páginas web que foram visitadas recentemente (em inglês).

 
Clique sobre uma pasta para expandi-la e examine os sites que seu filho visitou.
Com a proteção infantil do Windows Live Messenger, você pode receber semanalmente um informativo por e-mail no qual esteja detalhada a atividade on-line do seu filho, inclusive o tempo total que ele esteve conectado, os sites que ele visitou ou tentou visitar, os endereços de e-mail e as IDs do MSN Messenger das pessoas com as quais ele manteve correspondência, além dos arquivos que ele baixou.

PASSO 4: LEMBRE AS CRIANÇAS DE NÃO FALAREM COM DESCONHECIDOS ONLINE

Os bate-papos em tempo real e as mensagens instantâneas são ótimos meios de comunicação entre as crianças e seus amigos, mas o anonimato da Internet também oferece um risco fazendo com que elas se tornem vítimas de impostores e predadores. Para minimizar a vulnerabilidade das crianças, ensine-as a adotarem precauções como as seguintes:

  • Utilizar somente o nome ou um apelido como identificação.
  • Nunca revelar um número de telefone ou endereço.
  • Nunca enviar fotografias deles.
  • Nunca marcar encontros com alguém que tenham conhecido on-line sem supervisão.
  • Para proteger as crianças nos mensageiros instantâneos, configure o software para que somente permita contatos aprovados.

Para bloquear contatos desconhecidos no Windows Live Messenger:

Clique em Ferramentas.
Selecione Opções.
Escolha a guia Privacidade.
Adicione as pessoas que você conhece à lista Permitir e bloqueie todos os demais usuários.
O Windows Live Messenger também oferece uma "lista aprovada" para ajudar os pais a limitarem as trocas de e-mail de seus filhos.

Definir regras familiares para o uso da Internet
Ainda que o software possa proteger sua família do conteúdo inadequado na Web, nada pode substituir o ensino de algumas regras básicas aos seus filhos. Fale com eles sobre os riscos gerados pela conexão e ensine-os a enfrentar situações desagradáveis. Finalmente, estabeleça limites e os discuta com seus filhos. Juntos vocês podem criar um ambiente ameno e mais seguro para quando eles se conectarem.

Fonte: www.internetsegura.org
Reprodução na íntegra

Related Posts with Thumbnails

Poética

Poesias

Poetas

Vídeos

A Voz aqui

A Poética dos Amigos

Pesquisar neste blog

Rádio

Arquivos