domingo, 10 de janeiro de 2010

                                 
Poesia: Motivo
Cecília Meireles
Musicada e interpretada por: Fagner


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.


©Cecília Meireles
In Viagem, 1939

Fonte do vídeo

11 comentários:

Principe Encantado disse...

"Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo."
Muito linda amiga, parabéns por esta ecolha.
Abraços forte

Luísa disse...

Sereníssima,

O poema é lindo e adorei a música! Muito diferente.

Beijos
Luísa

Júlio [Ebrael] disse...

Bem, Irmãzinha,

Tenho tantas coisas a falar, mas a garganta está embargada. Ainda bem que o Poeta conta com a ajuda das Musas...

O Poeta é isso aí, e não é à toa que Cecília é venerada como é aqui no Brasil, e o creio que tanto também em Portugal e além-mar. O Poeta é esse amálgama de sensibilidade de si mesmo(a) com as Coisas Universais. Porque ele já está tão insatisfeito de refletir-se em si mesmo, e no afã de fazê-lo a todo o Universo, vê que pode, então, refletir o Universo inteiro em si mesmo.

É essa troca, esse "laser" mútuo, que cria as "asas rtimadas", que cria a canção ainda não cantada, que reverbera em notas sem nem mesmo melodia ter.

Você não viu, mas arrancou-me lágrimas, Irmãzinha. E por que?? Seria tão óbvio o motivo... Mas leembrou-me, e confesso, só o contei somente à Joici até hoje, algo que me foi falado em sonho há alguns anos atrás. Aliás, duas coisas.

Logo antes de iniciar a minha época de Primaveras na Poesia, antes de começar a escrever a sério, um homem louro, de vestes brancas, sem barba e olhos azuis, alto (não era Jesus, kkk), acompanhado de um auxiliar (não menos imponente), disse-me duas coisas que ficaram "plantadas" em minha mente para sempre:

- A partir de hoje, passarás a ser minha "semente".

E:

- Tudo eu vi, e o que eu vi já é Tudo; aquele que "preexiste" é Primeiro em Tudo!

E a poesia "Motivo" me lembrou esse último dizer do Vate do meu sonho! Por isso, além de seres, sim, "Alma de Poetisa", te chamo "Irmãzinha de Letras", pois, sem nem mesmo saber, psicografaste, de forma sutil, o que aquele meu Mentor Primeiro me havia falado. E que agora de tudo aquilo me fez lembrar!!

Bjs, Irmãzinha!!

Lilian disse...

Olá querida amiga Sereníssima,

Excelente escolha!

A poesia de Cecília Meireles encanta a todos, mundo afora.É maravilhosa!

Parabéns pelo post.
Parabéns ao amigo Ebrael pelo comentário, que é um verdadeiro poema.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

bruninha-bbs disse...

Lindo poema vc esta de paraéns.


Abraços

concentrado disse...

Olá. Uma grande escolha de poesia realmente muito encantadora

Valéria Mello disse...

Este poema, cantado por Fagner, é de uma beleza extraordinária!

Ava disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ava disse...

Cecília Meireles é incontestável...

Um bálsamo para os amantes da poesia...


Beijos!

Lou Albergaria disse...

Cecília é sempre encantada!

Parabéns pela escolha!

Seu blog é lindo! Parabéns!!!

Beijos!

Eduardo Durães disse...

Versos Em Cantos

Já dizia Fernando Pessoa
Tudo vale a pena,
se a alma não é pequena...
Simples verso que ecoa,
na mente de cada pessoa...

Já Cecília Meireles
Deusa de versos e encantos,
tradutora de belezas e prantos
Dignifica todas as mulheres,
em mãos canetas ou talheres...

Mestres de nobres poesias,
Que tantos como eu admiram
Nossos corações eles miram,
em amores e dores, sem heresias,
entre devaneios, rimas e fantasias...

Eduardurães.:









Related Posts with Thumbnails

Poética

Poesias

Poetas

Vídeos

A Voz aqui

A Poética dos Amigos

Pesquisar neste blog

Rádio

Arquivos