quarta-feira, 1 de outubro de 2008

rubi_1

Um cantor que faz juz ao nome.
Dono de uma tessitura que vai do barítono ao contralto, Rubi impressiona também pela performance de palco, que agrega elementos de dança e teatro, num processo de aproximação de linguagens.

Formado bacharel em Artes Cênicas, ele já dividiu palco com Oswaldo Montenegro, Cássia Eller, Zélia Duncan, Chico César, Vânia Bastos e Elza Soares, entre outros. Como intérprete, seu trabalho mescla raízes da música popular brasileira como o maracatu, o afoxé e o samba, às sonoridades da música pop urbana.

Participou como cantor dos discos de Edson Cordeiro,  Zeca Baleiro, Célia Porto, Carlos Zimbher e Ricardo Movits e Paul Hallstein.

Como ator, participou de diversos espetáculos, dentre eles Mayã, de Oswaldo Montenegro, La Fontaine em Fábulas, de Dulce Bressane, A Família Titanic, de Mauro Rasi, Negro Anjo Azul, musical escrito especialmente por Ricardo Torres para ele, e foi um dos solistas de Brasil Outros 500, uma ópera pop de Millôr Fernandes, com músicas de Toquinho e Paulo César Pinheiro e arranjos de Wagner Tiso. [Fonte]

A voz de Rubi é doce quando quer, suave quando carece e forte se assim necessitar. Grave por vezes, aguda quase sempre. Inusitada, especial, sempre. Bela e afinada voz tem Rubi – assim é, faz dela o que quer. Brincar de gato e sapato com ela é o modo que tem de revelar seu mundo, de transbordar sua afeição à vida, de sentir prazer por ter gente querida ao redor.
A força do trabalho está no acerto dos arranjos que permitem que Rubi venha da voz apenas – densamente protegida por guitarra, contrabaixo, percussão, violões de aço, de náilon e de sete cordas e bandolim. [Fonte]

O cantor goiano Rubi, radicado em São Paulo, é daqueles cantores que tira o fôlego de qualquer um. Sua voz impressiona pela suavidade, expressividade e também pela tessitura, que vai do barítono ao contralto. Eleito melhor intérprete pelo júri popular e terceiro colocado geral no 8º Prêmio Visa, um dos mais importantes do país, Rubi mostra cada vez mais que realmente é um dos melhores cantores brasileiros da atualidade, e tem motivos para isso. Não bastasse sua voz singular e maravilhosa, ele também é formado em artes cênicas, o que deixa suas performances muito mais completas transformando o show em um espetáculo sensível e consistente. [Fonte]

Rubi foi o vencedor da 8ª Edição do Prêmio Visa, em 2005, com “Inverno” (José Miguel Wisnik), “Infinito Meu” (Gero Camilo), presentes no álbum Paisagem Humana.

Mais de Rubi

1 comentários:

Alexandre Vidal disse...

http://www.youtube.com/watch?v=k3dIeCFySMo#t=321

Related Posts with Thumbnails

Poética

Poesias

Poetas

Vídeos

A Voz aqui

A Poética dos Amigos

Pesquisar neste blog

Rádio

Arquivos